
Histórias
António José de Melo
António José de Melo é, reconhecidamente, um dos melhores construtores navais de São Miguel. Sendo natural de Vila Franca do Campo, uma vila piscatória na maior ilha do arquipélago açoriano, António era ainda uma criança quando se iniciou na construção naval. “Terminei a escola primária com 10 anos e fiz…
Roberto “Cabreiro”
Em Porto Formoso, uma freguesia do concelho de Ribeira Grande, vive um dos últimos pastores de cabras de São Miguel. Roberto Plácido – ou Roberto “Cabreiro”, como prefere ser chamado – pertence à terceira geração de uma família de…
João Benevides
Natural de Lagoa, uma cidade situada na costa sul da ilha de São Miguel, João Benevides representa a quarta geração de uma família de ferreiros ferradores. A arte da forja está na família Benevides desde o século XIX, quando o bisavô de João, com o mesmo nome do bisneto, fundou a Tenda do Ferreiro Ferrador na…
Hugo Raposo
Natural de Ribeira Grande, onde nasceu há 33 anos, Hugo Raposo cresceu entre Pico da Pedra, freguesia em que ainda reside, e Ponta Delgada. Vindo de uma família “com habilidade para trabalhar a madeira” e ligações à música, este luthier micaelense tinha cerca de…
Gabriel Ferreira
Gabriel Ferreira nasceu em São Mamede, uma aldeia do concelho do Bombarral. Aos 11 anos, após concluir o ensino primário, partiu com a família para a Parede, concelho de Cascais, onde o seu pai trabalhou, durante um ano, como caseiro de uma quinta. Nesse período, Gabriel teve a sua primeira experiência profissional, trabalhando como aprendiz numa…
Luís Bernardo
Nascido na vila do Nordeste, localizada na ponta mais oriental da ilha de São Miguel, Luís Bernardo viveu toda a sua vida na freguesia de Algarvia, concelho do Nordeste. Da infância, recorda-se de fugir da escola para ir ver as baleias com os amigos no Miradouro da Vigia das Baleias. “O vigia chamáva-nos, pegávamos nos binóculos e víamos as…
Sofia Afonso
Sofia Afonso tinha 23 anos quando se mudou de Trás-os-Montes para Angra do Heroísmo e, 3 anos depois, descobriu a arte de trabalhar as escamas de peixe. “Fui a uma feira de artesanato na ilha Terceira e fiquei fascinada com esta arte”, recorda Sofia Afonso, que sempre gostou de artesanato. “Nasci numa zona…
José Victor Costa
Natural de Vila Franca do Campo, antiga capital da ilha de São Miguel, José Victor Costa é um artesão autodidata que vai buscar inspiração para as suas peças ao mar dos Açores. Antes de se dedicar ao artesanato, José já era pescador, profissão que exerce há cerca de…
Emília David
A dois passos da Praça de Touros de Almeirim, há uma casa especializada na confeção do pão típico desta cidade ribatejana. Ostentando orgulhosamente o nome que faz corar alguns clientes, o estabelecimento Caralhotas da Caldeira foi fundado, há cerca de 50 anos, por Emília David, a padeira mais conhecida de Almeirim…
Simão Monsanto
Simão Monsanto tinha 12 anos quando começou a aprender com um primo o ofício de sapateiro, tendo trabalhado em duas oficinas antes de ser chamado para cumprir o serviço militar obrigatório. “Quando saí da tropa, o meu patrão deu-me…
Joaquim Ramusga
Nascido em Vieira de Leiria, onde viveu até aos 5 anos, Joaquim Ramusga foi criado pela mãe e por uma tia, ambas vendedoras de peixe. Quando se mudou para Porto Sabugueiro, entre Muge e Benfica do Ribatejo, foi viver com a mãe e o padrasto para uma barraca de madeira que…
Manuel Véstias
Manuel Véstias trabalha o mármore, como não poderia deixar de ser, mantendo vivo um ofício com forte tradição na cidade. Nascido em 1950, Manuel Véstias tomou o gosto pela arte aos 13 anos, quando iniciou o curso de canteiro na Escola Industrial e Comercial de Estremoz. Terminado o curso…
Afonso e Matilde Ginja
A produção de figurado em barro de Estremoz, mais conhecida como “Bonecos de Estremoz”, é uma arte popular com mais de três séculos de história. Crê-se que uma mulher, habituada a lidar com o barro, se tenha atrevido a modelar, pela primeira vez, um santo da sua devoção. Esta prática terá sido adotada por muitas mulheres de Estremoz…
Cristina Fachada
Em Almalaguês, uma freguesia do município de Coimbra, existe uma arte ancestral cuja origem se perdeu no tempo. A tecelagem de Almalaguês é uma forma de artesanato que se caracteriza pela minúcia dos seus bordados, em que se reproduzem os mais diversos motivos estilizados, usando os teares…
Vânia Duarte
Acredita-se que o fado tenha nascido nos becos e vielas dos bairros mais antigos de Lisboa, despontando como um novo estilo musical, fruto do caldeirão cultural que era a capital portuguesa no início do século XIX. Até surgirem as primeiras casas de fado, nas primeiras décadas do século XX, este era cantado de forma…
Francisco Palhota
Natural de Salvaterra de Magos, onde nasceu há 76 anos, Francisco Palhota mudou-se para Vila Franca de Xira aos 17, idade com que se iniciou nas lides tauromáquicas. “Com outros jovens que procuravam a glória no…
Jorge Lindinho
A presença de oleiros nas Caldas da Rainha está comprovada desde o século XV. Graças aos solos ricos em argila, a atividade cerâmica desenvolveu-se e tornou-se parte da cultura e da identidade da cidade…
Miguel Nobre
Em pleno coração da região Oeste, a meio caminho entre o oceano Atlântico e o rio Tejo, ergue-se a Serra de Montejunto, também conhecida como “Varanda da Estremadura”, pelas vistas panorâmicas que se contemplam do alto dos seus 666 metros de altitude. Devido à sua excelente…
Fátima Lopes
Fátima Lopes representa a quarta geração de uma família que dedicou a sua vida ao artesanato. A arte de trabalhar a madeira de salgueiro está na família desde o início do século passado, quando a sua bisavó começou a fazer palitos de flor…