
Histórias
José Espiga
A vila de Bucelas, no concelho de Loures, é uma terra de forte tradição vitivinícola. Considerada região demarcada desde 1911, Bucelas tem como cartão de visita o Arinto…
Manuel Carloto
Natural de Rocha Forte, uma aldeia do concelho do Cadaval, Manuel Carloto já sabia cortar pedra de calçada portuguesa quando, aos 16 anos, decidiu seguir as pisadas do pai e tornar-se cortador de pedra de calçada…
Jorge Varandas
A latoaria é uma arte ancestral que está em vias de desaparecer. Durante séculos, os latoeiros criaram utensílios de uso quotidiano, como baldes, regadores ou candeias, a partir de lata. Assim foi até meados do século passado, quando o advento do plástico veio revolucionar os hábitos…
João d’Alvarina
Em Leirosa, uma localidade piscatória do concelho da Figueira da Foz, existe um museu particular dedicado ao mar, na perspetiva do seu proprietário, João d’Alvarina. O Museu do Mar é o resultado de quase cinquenta anos de trabalho como pescador, aliados a um extraordinário acervo de objetos e conhecimentos que foi adquirindo ao longo dos anos…
António Esteves
A vila de Pardilhó, encostada à Ria de Aveiro, tem uma longa história ligada à construção naval. Aqui foram construídos muitos dos barcos moliceiros que navegavam pela Ria de Aveiro na apanha do…
Albino Martins
Nascido em Santa Cruz, em 1949, Albino Martins viveu praticamente toda a sua vida nesta localidade do concelho de Torres Vedras. "Cresci na praia. O meu avô era banheiro, o meu pai também e eu segui-lhes as pisadas"…
Maria Alice
Gelados Caravela é um nome familiar em Torres Vedras. Sessenta e cinco anos de história, aliados a um serviço de qualidade, talvez ajudem a explicar o respeito granjeado entre os torrienses. Fundada em 1957, no centro da…
José Manuel Lourenço
José Manuel Lourenço é um artesão que gosta de primar pela diferença. Na sua oficina em Caneira Nova, concelho de Mafra, José faz caixas. Dito assim, parece fácil, mas a verdade é que as suas caixas são tudo menos simples e banais. “Caixas com Amor e Arte” foi…
Vítor Gil Salgueiro
Vítor Gil Salgueiro nasceu, há 73 anos, em Casal Galego, uma povoação do concelho da Marinha Grande. Um de cinco irmãos, Vítor teve uma infância tranquila até aos 11 anos, altura em que o pai faleceu, vítima de um acidente de…
Maria Irene
Nascida e criada em Benavente, uma vila ribatejana de tradições bem enraizadas, Maria Irene é uma das últimas costureiras ribatejanas capazes de fazer as tradicionais meias de…
João Inácio
Figura ímpar da lezíria ribatejana, o campino é ainda hoje um símbolo desta região portuguesa. As primeiras referências a estes guardadores de gado nas margens do rio Tejo datam…
Elsa Claro
Em pleno coração da Serra da Lousã, encontra-se a aldeia de xisto mais alta do país, Aigra Velha. Situada a 770 metros de altitude e ladeada pela Serra da Estrela e pelos colossais Penedos de…
Jorge Costa
Jorge Costa nunca esteve muito tempo afastado de Pardieiros e das colheres de pau. Na sua oficina, totalmente reconstruída após um incêndio devastador em 2017…
Carlos Afonso
Um dia, quando já era um engraxador e ardina experiente, Afonso decidiu alargar o negócio. “Fui à Casa da Sorte, em Coimbra, e disse que gostaria de saber como funcionava a venda da lotaria…
Francisco Alberto
Francisco Alberto nasceu na Ericeira, há 80 anos, no seio de uma família com várias gerações de homens do mar. Desde cedo percebeu que estava destinado…
José Cardoso Queiroz
Nascido em Lisboa, em 1965, José Cardoso Queiroz é um dos seis filhos de uma família com fortes ligações à Ericeira. “Já os meus bisavós vinham para a Ericeira veranear e eu desde que nasci que venho para cá”…
Luís Valente
Escondida numa rua estreita do centro histórico de Lisboa, encontra-se a oficina de um dos poucos artesãos lisboetas dedicados ao ofício de encadernar, dourar e restaurar livros. Luís Valente tinha catorze anos quando começou a trabalhar nesta oficina, após ser expulso da escola por mau comportamento. Poucos anos antes, no dia 25 de abril de 1974, estava no Largo do Carmo com o pai a acompanhar de perto a Revolução dos Cravos. “Passou-se da época em que não se podia levantar a garimpa para a época em que uma pessoa fazia…
João e Douvina Fernandes
João e Douvina Fernandes são um casal, natural de São Mamede, concelho do Bombarral, que mantém vivos dois ofícios em vias de extinção. João é encadernador, Douvina é modista e ambos gostam muito do que fazem. Tanto assim é que, após trabalharem muitos anos por conta de outrem nas respetivas áreas de trabalho, decidiram estabelecer-se por conta própria e adaptaram duas divisões da casa para servirem de oficina de encadernação e atelier de costura, respetivamente…
Manuel Ribeiro
Nascido em Baião, Manuel Ribeiro cresceu numa quinta no concelho de Amarante, onde o seu pai trabalhava como caseiro. A subsistência da família dependia dos rendimentos das colheitas de milho e feijão, os quais eram divididos “a meias” entre o caseiro e o proprietário da quinta. “Nos anos mais fracos, era trabalhar para aquecer”, diz Manuel, reconhecendo que chegou a passar fome, apesar dos esforços dos pais para alimentar os oito filhos. Tinha 15 anos quando o seu irmão mais velho, Joaquim, regressou da Guerra Colonial em Angola e, em vez de se estabelecer na região onde cresceram, mudou-se para Lisboa em busca de melhores condições de vida. Manuel decidiu seguir os passos do irmão e, após pedir dinheiro para o bilhete a uma pessoa amiga, embarcou sozinho no comboio rumo a Lisboa…
Manuel Batista Pires
Foi na Serra da Lua, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que encontrámos Manuel Batista Pires e a sua esposa Florinda. O casal, residente na aldeia de Arrimal, no concelho de Porto de Mós, tinha acabado de chegar e preparava-se para começar a alimentar as muitas cabeças de gado que possui. Chegámos a tempo de ver o pastor Manuel distribuir um fardo de palha pelas terras onde pastam cerca de uma dezena de vacas de raça charolesa e limousine. Fomos recebidos com alguma desconfiança por parte do Galante, o boi da manada, da Lindinha e das restantes vacas. A presença e a voz do pastor, assim como a palha, acabaram por acalmar e distrair os animais, permitindo que circulássemos tranquilamente pela propriedade…