João Amaro
Fomos recebidos nas instalações da Fundibronze, que como o próprio nome indica é uma empresa com fundição de bronze e metais não ferrosos para toda a indústria e vocacionada para a indústria naval. Conversámos com João Amaro, sócio-gerente da empresa, que prefere simplesmente definir a Fundibronze como “uma fundição técnica que também gosta de arte”. Na verdade, além de ser a única empresa totalmente portuguesa que fabrica equipamentos e hélices para propulsão naval, é uma referência com trabalho executado e certificado pelas principais sociedades classificadoras e organismos nacionais da indústria naval. A experiência adquirida ao longo do tempo permitiu melhorar a qualidade do seu produto e expandir o seu mercado a nível nacional e PALOP.
Depois de uma conversa descontraída no refeitório da empresa, João Amaro levou-nos a conhecer as instalações onde trabalham 27 pessoas, metade das quais há mais de 20 anos. Uma equipa de profissionais experiente e empenhada em atender às expectativas dos clientes que confiam na Fundibronze. Esta relação de confiança, construída ao longo dos anos, é o capital mais precioso da empresa. A empresa, pela atitude que apresenta perante o futuro e na sua atividade normal, tem também nos últimos anos aberto as suas portas a visitas de estudo de faculdades e escolas técnicas e de artes, colaborando com artistas para transformar as suas ideias em esculturas de bronze. Desde bustos até estátuas e murais, são vários os trabalhos artísticos realizados nesta fundição técnica com uma vertente artística.
No fundo, é mais uma confirmação da credibilidade granjeada ao longo de décadas de experiência em fundição de equipamentos marítimos e industriais.
Para terminar a visita em beleza, pudemos observar o processo de fabrico de uma hélice, desde a moldação até ao processo de enchimento e solidificação. Pelo meio, o trabalho de fazer o molde da peça, onde depois vai solidificar o bronze, vertido a 1100°. Num mundo cada vez mais industrializado, a Fundibronze assume um posicionamento de mercado à imagem da postura assumida por João Amaro perante este mundo em constante mudança.