Alberto Jacinto

Alberto Jacinto nasceu em 1963 e aos oito anos começou a pescar e mariscar na companhia do avô, pescador e proprietário de terrenos agrícolas nas margens da Lagoa de Óbidos. Com ele aprendeu os segredos da pesca de enguias e da captura de amêijoas e berbigões, mas também aprendeu a respeitar e cuidar de um ecossistema frágil que precisa de ser protegido e preservado.

Ao longo da sua carreira de pescador e mariscador, Alberto Jacinto sempre lutou pela preservação ambiental da maior lagoa costeira de Portugal continental. Enquanto vice-presidente da Associação de Pescadores e Mariscadores Amigos da Lagoa de Óbidos (APMALO), manifestou o seu desagrado com o método de dragagem empregue e apresentou alternativas sustentáveis para alargar o leito da lagoa. As descargas de esgotos na Lagoa de Óbidos também são uma das suas grandes preocupações porque sabe que se trata de um ecossistema com um equilíbrio muito frágil, que serve de habitat a um grande número de espécies e de meio de subsistência para cerca de duas centenas de pescadores e mariscadores.

Nos últimos 40 anos, Alberto Jacinto assistiu a um declínio acentuado das populações de peixes e bivalves na Lagoa de Óbidos e, por isso, apela às autoridades locais a tomarem medidas no sentido de preservar um ecossistema único em Portugal pois, segundo o próprio, “gostaria que os meus netos ou bisnetos ainda pudessem saborear as coisas boas que esta lagoa nos dá.”

Anterior
Anterior

Valentim Nunes

Próximo
Próximo

Valdemar Lopes